Planejamento patrimonial e sucessório
As estruturas offshore podem facilitar o planejamento patrimonial e sucessório, permitindo a criação e manutenção de operações eficazes para gestão e proteção patrimonial, sendo possível já instituí-las visando a sucessão dos respectivos recursos para as futuras gerações. Por meio de trusts, holdings ou outras entidades offshore (a depender do caso concreto) é possível viabilizar a proteção e gestão dos ativos, além de garantir uma sucessão com segurança jurídica e eficiência.
Dolarização de capital e diversificação de investimentos
As estruturas offshore viabilizam a diversificação internacional (com acesso a uma gama de ativos diversos dos ofertados no Brasil), bem como a dolarização de parte do patrimônio em mercados mais maduros e com moedas mais fortes. Benefícios fiscais Uma das razões mais comuns para utilização de estruturas offshore é visar um profícuo planejamento tributário. Em algumas jurisdições offshore, é possível obter o benefício de isenções, de alíquotas mais baixas ou de incentivos fiscais específicos. Isso pode resultar em relevantes economias tributárias.
Confidencialidade
Em muitas jurisdições offshore, as leis de sigilo bancário e empresarial são rigorosas. Isto permite que tais estruturas mantenham um alto nível de confidencialidade em relação aos seus negócios, acionistas e informações financeiras. Essa privacidade pode ser valiosa em determinadas situações comerciais.
Nady Dequech