Quem trabalha com empresas familiares certamente já ouviu falar sobre o modelo dos “Três Círculos”. Criado há mais de 40 anos por Renato Tagiuri e John Davis, da Harvard Business School , o modelo visa ajudar a entender e gerenciar as complexas relações de uma empresa familiar.
Com o crescimento do negócio e da família, surgem os desafios: como tomar decisões justas e manter a harmonia entre os membros da família e o sucesso empresarial?
É aí que entra o Modelo de Três Círculos, com as três áreas interligadas: Família, Empresa e Propriedade, cada qual com seus próprios interesses e dinâmicas.
Cada grupo tem seus interesses legítimos e diferentes perspectivas, porém estão vinculados. Os interesses, de alguma forma, devem ser integrados nas decisões da empresa. A abordagem equivocada de um círculo certamente afetará um outro.
Os círculos não são permanentes, eles se modificam ao logo do tempo. Assim como o círculo da família se modifica (nascimentos, falecimentos, casamentos, divórcios…), os círculos da propriedade e da empresa podem acomodar diversos outros cenários possíveis. O modelo se adapta às mudanças.
Esse modelo serve para:
· Delinear os papéis e responsabilidades de cada membro da família e colaboradores.
· Resolver conflitos que surgem devido à sobreposição de interesses familiares e empresariais.
· Facilitar a comunicação e a tomada de decisões entre os diferentes grupos envolvidos no negócio.
Como usar o modelo na prática? Um exemplo real.
1. Mapeie os Círculos:
· Família: inclui todos os membros da família. No caso: o pai fundador, os filhos que estão na gestão e os netos que estão começando a se envolver.
· Propriedade: “donos” da empresa, que no caso são os filhos e o pai.
· Empresa: abrange todos os executivos e colaboradores da empresa, tanto familiares quanto não familiares.
2. Identifique as Interseções:
· Família e Propriedade: o pai que é sócio (acionista) fundador, mas não trabalha mais na empresa.
· Propriedade e Empresa: os filhos que são sócios e participam da gestão da empresa.
· Família e Empresa: os netos que trabalham na empresa, mas não têm cotas/ações.
· Os três círculos sobrepostos: os netos que trabalham na empresa e no futuro também podem se tornar sócios/acionistas.
3. Encontre os Pontos de Tensão:
· O pai quer aumentar a distribuição de lucros porque, em razão da idade avançada, depende dessa renda.
· Os filhos preferem reinvestir os lucros para expandir o negócio.
· Os netos desejam modernizar o negócio, mas não têm clareza sobre suas funções e o futuro na empresa.
4. Implemente Soluções:
· Conselho Familiar: reuniões periódicas para discutir questões familiares e alinhar expectativas e interesses.
· Reunião de sócios/acionistas: para definir o planejamento estratégico e decidir sobre a distribuição de lucros e investimentos.
· Plano de carreira: desenvolver um plano claro para os netos, definindo seus papéis e trajetória dentro da empresa.
5. O resultado:
Usando o modelo, a família percebeu claramente onde cada um se encaixava e quais eram suas expectativas e preocupações. Decidiram aumentar ligeiramente os dividendos para apoiar o pai, reinvestir uma parte dos lucros e criar um fundo para os projetos/treinamento dos netos.
Também estabeleceram reuniões regulares para manter a comunicação aberta e resolver questões antes que se tornassem problemas.
O Modelo de Três Círculos mostrou que, com clareza e comunicação, é possível organizar o negócio com equilíbrio dos interesses pessoais, familiares e da empresa.
Um método simples e eficaz que, em conjunto com uma boa governança, gera um impacto significativo nos resultados da empresa, na vida dos membros familiares e nos laços afetivos.
Nady Dequech