A regularização de imóveis é um passo fundamental para o planejamento patrimonial e sucessório. Não é raro encontrar imóveis sem um registro adequado, com pendências de cláusulas resolutivas, gravames que não foram devidamente baixados, imóveis rurais sem georreferenciamento, entre outras inúmeras questões que dificultam e até mesmo inviabilizam um eficiente planejamento patrimonial ou sucessório. A regularização dos ativos imobiliários traz diversos benefícios para quem deseja organizar o patrimônio e planejar a sua sucessão, seja em vida ou de forma testamentária. Confira abaixo:
- Facilita a transferência de titularidade: o processo de transferência de imóveis (urbanos ou rurais) regularizados é mais célere e menos custoso.
- Segurança jurídica: a regularização do ativo imobiliário não apenas facilita a sua transferência, mas garante uma maior segurança jurídica, principalmente contra possíveis disputas judiciais ou reinvindicações de terceiros que podem causar até mesmo à perda do imóvel.
- Valorização da propriedade: imóveis sem pendências e regularmente registrados quase sempre têm um melhor valor de mercado.
- Facilita negócios, locações e obtenção de licenças: a falta de regularização de um imóvel pode inviabilizar a sua integralização em Holdings, a obtenção de licenças e permissões para funcionamento; a construção de obras, prejudicando negócios.
Nady Dequech